Visão Geral do projecto
Projecta Jovem, também conhecido como o Projecto Trabalho Digno para Jovens em Moçambique (DW4YM), tem como objectivo promover trabalho digno e melhores oportunidades de emprego para jovens no norte do país, especificamente nas províncias de Cabo Delgado, Niassa e Nampula.
As intervenções do projecto serão orientadas para o alcance de dois objectivos principais:
1. Aumentar a participação dos jovens, em particular mulheres e pessoas com deficiência no mercado de trabalho através da melhoria da mão-de-obra para infraestrutura agrícola e de oportunidades de emprego de curta duração. O projecto também está a implementar treinamentos ministrados em colaboração com centros de TVET que facilitarão a empregabilidade para facilitar a empregabilidade desses jovens.
2. Garantir vínculos de mercado com agregadores de produtos agrícolas e pesqueiros, incluindo compradores da indústria hoteleira. Isso envolverá a modernização e/ou desenvolvimento de centros integrados de agronegócios com o objectivo de gerar maior poder de negociação dos produtores locais nas cadeias de valor. O projecto apoiará o estabelecimento de programas de aprendizado baseado no trabalho nos sectores de agricultura, pesca artesanal e aquacultura, bem como treinamentos em empreendedorismo e desenvolvimento de negócios.
Trabalhamos com uma abordagem integrada para responder às necessidades e desafios dos jovens em situação de vulnerabilidade do norte do país, ao mesmo tempo em que promovemos oportunidades concretas de trabalho. Focamos no desenvolvimento de competências técnicas e empresariais, permitindo que beneficiários do projecto encontrem oportunidades económicas principalmente nas áreas de agricultura, construção e aquacultura.
ÁREA GEOGRÁFICA E FOCO SECTORIAL
Cabo Delgado tem uma área de 82.625 km² uma população de 2.333.278 habitante. O sector do turismo apresenta um leque de oportunidades de desenvolvimento económico e social local, principalmente em Pemba e no arquipélago das Quirimbas. Actualmente, os investimentos ligados à exploração do gás natural prenunciam a retomada de actividades neste sector, gerando novas oportunidades de emprego e empreendedorismo.
Niassa cobre uma área de aproximadamente 122.000 Km 2 , sendo a maior província do país e tem uma população de pouco mais de um milhão de pessoas. A província é rica em recursos naturais tais e é considerada extremamente fértil, com um extenso potencial agrícola não explorado devido a difícil acessibilidade e pela ausência de infraestruturas de apoio. Além disso, a região também sofre com falta de mão de obra qualificada para potencializar sistemas de produção.
Nampula é a província mais populosa do país e é conhecida pela sua diversidade cultural. A província tem uma variedade de recursos naturais, incluindo carvão, gás e minerais, e possui um grande potencial econômico em relação a agricultura, principalmente à produção de castanha de caju, algodão e tabaco. Além disso, também é o lar do Corredor Nacala, uma importante rota de transporte que liga o Malawi, a Zâmbia e Moçambique ao Oceano Índico.