- 30/05/2023
- Publicado por: Abdul Afande
- Categoria: Noticias
Ao abrigo do memorando de entendimento assinado entre o Instituto Industrial e Comercial de Pemba (IICP) e a TotalEnergies, em janeiro deste ano iniciou-se a formação técnico-profissional dos primeiros 90 jovens, de um total de 390, que se pretende formar num período de 12 meses.
Os formandos, maioritariamente deslocados de Palma e Mocímboa da Praia, irão frequentar o curso de hotelaria e turismo durante 3 meses. Para além deste curso, em Março vai se iniciar os cursos de processamento de petróleo e gás, electricidade industrial e mecânica geral, abrangendo os remanescentes 300 jovens. Estas formações são financiadas pelo projecto Mozambique LNG, no âmbito da iniciativa Capacitamoz.
Com a implementação deste memorando, espera-se um maior crescimento do índice de empregabilidade e a promoção do auto-emprego, uma vez que os formandos serão dotados de ferramentas que lhes possam permitir prosseguir com as suas habilidades adquiridas durante a formação, podendo futuramente ainda empregar mais jovens.
O CapacitaMoz é uma iniciativa liderada pelo projecto Mozambique LNG, operado pela TotalEnergies. No contexto deste projecto, capacitação é definida como sendo o processo pelo qual indivíduos e organizações obtêm, melhoram e retêm habilidades, conhecimento, competência, experiência, ferramentas, equipamentos e/ou outros recursos necessários para realizar seu trabalho com competência.
Fonte : TotalEnergies